sábado, 22 de março de 2008

O Poder da Ressurreição

A Ressurreição de Jesus Cristo é, para nós cristãos, a demonstração do poder maravilhoso de nosso Deus, sobre a morte. É a prova de que Ele é o Senhor da Vida, ou que Ele é a própria Vida.
As provas bíblicas confirmam o Poder da Ressurreição de Jesus Cristo. Poder sobre a morte, poder sobre Satanás e o inferno.
A Ressurreição de Jesus Cristo, mostra-nos que aquele que sofreu como homem numa cruz, para purificar-nos dos nossos pecados, sendo o resplendor da glória de Deus, e a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder (enquanto aqui andou como homem), havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, subiu aos céus triunfante, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas, e apresenta-se como o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, aquele que é, e que era, e que há de vir – o Todo Poderoso; que esteve morto, mas está vivo (ressuscitou) e vive para todo o sempre. E ainda: “Todo poder me é dado no céu e na terra”. Ele é o Todo-Poderoso! Deus único e verdadeiro.

Provas Bíblicas:
“Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança. Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas” (At. 2:22-27, 32).

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo” (1Cor. 15:3-8).

“Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” 15:20-23).

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz: há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Ef. 1:1-13)

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas” (Hb. 1:1-3).

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso. Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap. 1:8-18).

As Garantias da Ressurreição

1) A garantia da nossa ressurreição. Porque Cristo ressuscitou, e nós ressuscitamos com Ele. O mesmo Espírito que ressuscitou a Cristo, que o levantou da tumba, está em nós, e nos levantará um dia, para nos encontrarmos com o Senhor! (Rom 8:9, 10)
2) A Garantia do Perdão dos nossos pecados. A Ressurreição de Jesus Cristo garantiu a remissão dos nossos pecados (1Cor. 15:17); Assegurou a ressurreição final dos mortos para a vida eterna (Rom. 6:8; 8;11; 1Cor. 15:12-23);
Fez de Cristo as primícias e o Primogênito da ressurreição dos justos, e garantiu a nossa ressurreição real, literal e objetiva (1Cor. 15:20-23), no futuro e na sua segunda vinda.
3) Fonte da nossa autoridade (Ef. 1:19-20); autoridade para o ministério para o qual fomos chamados. Ele deu-nos poder para pisar serpentes e escorpiões. Poder para expulsar os demônios. (autoridade sobre toda sorte de espíritos malignos e atormentadores);
4) Fonte da nossa liberdade. Ele levou cativo o cativeiro (isto é, aquele que subjugava os homens debaixo do pecado), e nos deu o poder da liberdade! E ainda trouxe (dons) (Ef. 4:8-11).
5) A glorificação de Jesus Cristo. A Ressurreição de Jesus Cristo, mostra-nos que aquele que sofreu como homem numa cruz, para purificar-nos dos nossos pecados, sendo o resplendor da glória de Deus, e a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder (enquanto aqui andou como homem), havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, subiu aos céus triunfante, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas, e apresenta-se como o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, aquele que é, e que era, e que há de vir – o Todo Poderoso; que esteve morto, mas está vivo (ressuscitou) e vive para todo o sempre. E ainda: “Todo poder me é dado no céu e na terra”. Ele é o Todo-Poderoso! Deus único e verdadeiro.
6) Ele nos deu poder para perdoar pecados, poder para ligar e desligar.
7) A Ressurreição de Jesus Cristo é fonte permanente de poder para os santos fiéis (Fl. 3:10-15);
8) É, por fim, a segurança da nossa salvação e santo estímulo da nossa alegria permanente (At. 13:32, 33; 3:26; Fl. 3:1).

Satanás e suas hostes opuseram-se à ressurreição de Jesus Cristo. Mentiram, inventaram, mas foram confundidos e derrotados. Nosso Senhor Jesus Cristo, se levantou dentre os mortos, subiu ao céu, assumiu todo poder, e despojou os principados e potestades, e os expôs publicamente ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz (Cl. 2:15)

Jesus Cristo ressuscitou em poder; triunfou sobre o poder da morte, subiu, assentou-se à destra da majestade nos céus, e nos fez assentar com Ele, nos lugares celestiais! E sujeitou todas as coisas debaixo de seus pés (a Igreja)! (Ef. 1:22).

E agora, o que esperamos? “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tito 2:11-13), quando Cristo surgirá como o “Desejado de todas as nações” (Ageu 2:6,7).
Pr. Artur Gabriel.

Acesse a nova página da Igreja: www.aliancaapostolica.com.br