domingo, 27 de janeiro de 2008

Buscando uma Saída

Ministerio Aliança Apostólica
A Igreja por Extensão

2008 Ano da Multiplicação

Buscando uma Saída

Texto bíblico: Êxodo 1:6-14, 15-22; 2:1-10; 3:1-14; 14:13-14

Buscando uma Saída, certamente nos lembra um momento, ou um tempo de ansiedade, o desejo de liberdade, o anseio pela vitória. Quando buscamos uma saída? Quando estamos cercados, presos, oprimidos, em situação de dificuldades financeiras, de saúde, etc.

A condição de Israel, no Egito:
Cativos, subjugados; Aflitos e oprimidos; Estavam em amargura;
Não viam uma saída; Sofreram tentativa de extermínio; (vs. 16, 18);
Buscando uma Saída:
Clamaram ao Senhor (2:23-25); Deus está ouvindo o clamor do seu povo (3:1-14); Deus providencia um libertador;
A provação da espera (dez pragas) sobre o Egito;
Afinal, o livramento (14:13-14)

Imaginamos, Paulo e Silas, presos a um tronco, no subsolo escuro de uma prisão, vigiados por dezesseis soldados, em Filipos... Onde encontrar uma saída? Como sair?
Pedro, na prisão de Herodes, sabendo que no dia seguinte seria degolado, para alegria de Herodes e dos judeus. Como sair?
José, na prisão, no Egito, condenado injustamente, por falsa acusação da mulher do capitão de Faraó, era impossível sair.
Buscando uma saída, Cristo é a Porta. Para entrar no reino dos céus, Ele é a Porta; ou para sair do abismo, Ele é a Porta de Saída. Quando na prisão, também no Egito, Ele foi a Porta de saída para José, e José saiu vitorioso, triunfante, não cabisbaixo!
Ah! Quando bem mais à frente, o povo de Deus estava exilado na Pérsia, sob o reinado de Assuero, nos dias de Ester e Mardoqueu, um louco chamado Hamã, intentou destruir todos os judeus, Ele foi a Porta de saída, a vitória para os judeus que estavam sob condenação. Aquele que intentou acabar com o povo de Deus, foi morto na forca que ele mesmo preparou para enforcar o judeu Mardoqueu, Ele foi a Porta de saída para Pedro e João, da prisão, e depois, para Pedro, e ainda para Paulo e Silas. Ele tem a saída para você, irmão. Se você está vivendo uma prisão de dúvidas acerca da fé do Evangelho, Ele tem a saída para a sua dúvida. Eu sei, que Ele é o mesmo Deus de José, de Israel, de Moisés, o mesmo Deus de Mardoqueu e Éster, de Pedro, João e Paulo, Ele é o nosso Deus. Ontem, hoje e sempre.
Pr. Artur Gabriel


Textos Bíblicos para meditação durante a semana:

(1) 1Sm. 17:37 – Vitória sobre o gigante; (2) Dn. 3:27 Libertos da fornalha de fogo; (3) Dn. 6:22 Liberto da cova dos leões; (4) At. 5:19, 16:26 Liberto da prisão; (5) 1Co. 10:13 Deus dá o escape; (6) 2Tm. 4:18 Livre e salvo para o reino celestial; (7) Is. 46:4 O Senhor é o mesmo: sempre nos conduz e nos guarda

Visite a página da Igreja: www.aliancaapostolica.com.brnosso email: arturgabrioli@gmail.com

sábado, 19 de janeiro de 2008

A Bênção que Enriquece

“A bênção do Senhor é que Enriquece e não acrescenta dores” (Prov. 10:22)

“Elimeleque e Noemi na terra de Moabe” (Rute Cap. 1)

1. Porque Elimeleque saiu a peregrinar:
Havia fome na terra de Israel, e eles não estavam dispostos a participarem do sacrifício com o seu povo; poderiam ter se reunido e orado ao Senhor de Israel, para que voltassem as abundâncias à terra. Não! Abandonaram os seus irmãos e foram “garimpar” bênçãos em terra estranha.
Elimeleque não foi sozinho; arrastou mais três pessoas: a mulher e dois filhos.
2. Aonde foram peregrinar, buscar soluções para os seus problemas:
Moabe (desejo). Atual Jordânia, é a terra dos filhos das filhas de Ló, com o próprio pai (Amon e Moabe).
Quando da passagem de Israel para a terra de Canaã (Palestina), deveriam passar por Moabe. Deus orientou a Moisés para que não guerreasse contra os moabitas, devido ao parentesco com Israel, porém, quando Balaque, rei de Moabe viu o número do povo de Israel, acampados nas proximidades, alugou Balaão um profeta pagão (talvez, advinho) para amaldiçoar o povo de Deus.
(Balaão significa: “devorador”, e Balaque, “seco”, “esgotado”).
3. Resultados dessa peregrinação: a) desastre; b) morte;
c) tribulação; d) arrependimento; e) retorno.
Elimeleque não encontrou a bênção desejada, mas sim, a morte; agora, Noemi estava viúva, com dois filhos, casados com mulheres estrangeiras (Rute e Orfa).
Logo, estes rapazes também morreram, deixando três viúvas: Noemi e suas duas noras, aumentando a dor e a tribulação de Noemi.
Os nomes: Elimeleque = Deus é Rei; Noemi = doçura; Maalom = adoentado; Quiliom = fim da ruína;
Maalom casou-se com Rute (vistosa); Quiliom com Orfa (pescoço, juba);
Maalom (adoentado), morreu; Quiliom, também.
Agora, Noemi estava passando por uma tribulação aguda: perdeu o marido, perdeu os dois filhos, e tinha duas noras viúvas para com ela sofrerem a sua dor.
Deus, na sua infinita misericórdia, sempre se compadeceu do pecador, e providenciou um meio de salvação para Noemi (nem tudo estava perdido; Deus levanta do pó). Este meio foi a sua nora Rute, estrangeira, que, mesmo sabendo da situação difícil para a sua sogra, não a abandonou, mas assumiu sofrer com o povo de Deus: “onde quer fores, irei eu; onde pousares, ali pousarei; o teu povo é o meu povo, e o teu Deus é o meu Deus”.
Rute estava disposta a ir com sua sogra, de volta a Israel. Noemi agora era como o filho pródigo; voltaria de mãos vazias, magra, faminta, cabisbaixa, mas voltou!
O seu povo a recebeu de braços abertos, enquanto ela dizia: não me chameis de Noemi, e sim de Mara.
Por fim, Deus mudou o pranto de Noemi em alegria; a sua dor foi banida, e o seu amargor, voltou a ser doçura. Ela não mais sofreria fome, porque Deus já havia abençoado a terra de Israel, a sua casa paterna. Já havia abundância na terra.
Rute, estrangeira, encontrou Boaz (nele está a força) e Deus permitiu que esta estrangeira se tornasse parte da família de Deus (Ef. 2:19), e ela veio a ser a avó de Davi, de cuja linhagem nasceu Jesus Cristo, que nos fez filhos de Deus por adoção.
Verdade prática:
Você tem sua Igreja, seu povo. Deus está presente, velando pelo seu povo, para o abençoar.
Você não tem necessidade de sair “garimpando” bênçãos ou alimento espiritual em outras terras. Busque a Deus, aqui, com o seu povo. Ore, junte-se aos que se empenham pelo bem desta casa de Deus, para que ela seja a cada dia abençoada, e que haja alimento suficiente para saciar a fome espiritual de todos os que a ela se achegam. Deus sempre trará um renovo para o seu povo! Na vossa obediência possuí as vossas almas.
Aqui está a “Bênção de Deus, que enriquece e não acrescenta dores”. (Pr. Artur Gabriel)

Textos Bíblicos para meditação, durante a semana:

1) Bênçãos pela obediência: Ex. 23:25;
2) Buscai primeiro o Reino de Deus – Mt. 6:23;
3) Aos limpos de mãos e puros de coração – Sl. 24:4, 5;
4) Bênçãos para os fiéis – Pv. 28:19, 20;
5) Fazendo prova de Deus - Ml. 3:10;
6) Quando Deus abençoa, ninguém pode amaldiçoar – Nm. 23:19, 20; Rm. 8:1;
7) A Bênção de Arão - Nm. 6:24-26


Acesse a nova página da Igreja: www.aliancaapostolica.com.br - nossoe-mail: arturgabrioli@gmail.com

domingo, 6 de janeiro de 2008

A Bênção da Multiplicação

Ministério Aliança Apostólica - A Igreja por Extensão
Mensagem da Semana (Gn. 28:3)

Frutificar e Multiplicar. Esta foi a bênção que o Patriarca Isaque proferiu para Jacó: “Que o Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos”; no v. 14 o Senhor confirma a bênção proferida por Isaque, e diz a Jacó: “A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás ao ocidente e ao oriente, ao norte e ao sul, e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
Dispensa comentários a multiplicação e a extensão do povo israelita; em todos os lugares da terra, encontraremos prósperos judeus. Excetuando-se os períodos de provações pelos quais passaram, a bênção da multiplicação e da prosperidade (frutos) os acompanha sempre! Também é certo que a Igreja de Jesus Cristo, em toda a face da terra, nutre-se da bênção de Jacó, porque ela abriga-se nas tendas de Israel, tendo como Fundador o Irmão Maior e também o Judeu Maior – JESUS CRISTO! Por extensão recebe também a bênção de Abraão, porque, pela fé, também somos filhos de Abraão (Rm.4:16).
Certo é, que pela fé recebemos a bênção da multiplicação, dada por Isaque a Jacó. O Senhor nos escolheu para darmos frutos (frutificar) “Eu sou a Videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo.5:5, 16).
“Sabei pois, que o Senhor separou para Si aquele que lhe é querido. Oferecei sacrifícios de justiça (frutos) e confiai no Senhor” (Sl. 4:3, 5).
Oh, irmão(ã)! Valorize o que você tem, que Deus te deu! Deus quer que vivamos esta bênção da multiplicação! A bênção dos bons frutos! Deus quer nos fazer prosperar!
Agora, quero chamar a sua atenção para a promessa da bênção da multiplicação para os crentes em Jesus Cristo, através da Semeadura! Quem semeia é porque tem frutos (sementes) para semear! E o Senhor garante a bênção para o semeador:
“E Deus é poderoso (o mesmo que abençoou a Jacó) para fazer ‘multiplicar’ em vós toda a graça, afim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, prospereis em toda a boa obra. Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para o alimento, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça! Em tudo sereis enriquecidos para toda a beneficência, a qual faz que por nós (através dos nossos bons frutos) se dêem graças a Deus! (2Co. 9:8-11).

O Senhor vai multiplicar a nossa sementeira! Vamos ter sempre para semear! Esta é a promessa do Deus Todo-Poderoso que abençoou a Abraão, a Isaque e a Jacó, Ele é nosso Deus! “Não morrerei, mas viverei, e contarei as obras do Senhor!” (Sl. 118:17). Por isso, nesta noite, através desta mensagem, queremos ministrar sobre a Igreja do Senhor, a Bênção da Multiplicação!

Que o Senhor Todo-Poderoso te abençoe, ricamente, em Cristo Jesus!

Pr. Artur Gabriel,

www.aliancaapostolica.com.br - nosso e-mail: arturgabrioli@gmail.com